Projeto SAAS

Este projeto, desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Resende, pretende apoiar situações de vulnerabilidade social, prevenir situações de pobreza e de exclusão social, entre outras, estando a sua intervenção definida para o território concelhio. Face ao objetivo do Projeto a AER considera fundamental partilhar uma cultura de proximidade entre as duas instituições, AER e Santa Casa da Misericórdia de Resende, para que o esforço comum resulte num trabalho concertado, eficiente e eficaz, de responda de forma concreta e ajustada às necessidades dos Resendenses.

O que é?

O SAAS é um serviço de atendimento e acompanhamento a pessoas e famílias que precisam de ajuda e orientação para resolver os seus problemas. Uma equipa técnica multidisciplinar, com três assistentes sociais, uma educadora social e um psicólogo.

Objetivos

Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;

Apoiar em situações de vulnerabilidade social;

Contribuir para a aquisição e reforço das competências das pessoas e famílias, da autonomia e da rede de suporte familiar e social;

Garantir a intervenção especializada em função dos problemas e apoiar os projetos de vida dos cidadãos e famílias.

Como trabalhamos

- Temos um gabinete de atendimento permanente a funcionar das 09h00 às 17h00, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, aberto a qualquer cidadão do Concelho de Resende.

- Fazemos atendimento de primeira linha, atuando em situações de emergência social. - Para garantir o acesso a todos os cidadãos e estarmos mais perto de si, vamos atender nas freguesias mais distantes.

- Prestamos acompanhamento social, sempre que precisar.

- Garantimos um serviço de informação sobre os seus direitos e de aconselhamento familiar.

- O bem estar das pessoas e das famílias é a nossa principal função.

- Trabalhar lado a lado, numa lógica de proximidade dos cidadãos, em parceria com as instituições da comunidade, realçando o seu valor, é a visão da equipa do SAAS.