AE Portugal e AE Resende unem-se para apresentar as Redes Europeias às empresas

Notícias de Atividades

AE Portugal e AE Resende unem-se para apresentar as Redes Europeias às empresas

Resende, 20 de fevereiro de 2024 – A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Empresarial de Resende (AEResende) organizaram, no dia 5 de fevereiro, uma sessão de apresentação das Redes Europeias ao serviço das empresas. O objetivo da iniciativa foi ajudar as empresas a tornarem-se mais inovadoras, mais competitivas e com mais ferramentas de contratação de mão-de-obra especializada.

A sessão, que decorreu na AEResende, contou com a presença de um representante da AEP, um representante da AER, várias empresas de Resende e também dos concelhos limítrofes.

Eugénia Sousa, apresentou as diversas Redes Europeias existentes, bem como os seus objetivos e principais serviços. A representante da AEP salientou que as Redes Europeias podem ser uma importante ferramenta para as empresas que pretendem aumentar a sua competitividade no mercado global, funcionando também como facilitadoras do acesso a novos mercados, novos colaboradores e oportunidades de negócio.

Após a apresentação, teve lugar um Focus Group sobre o mercado de trabalho e a mobilidade laboral. No debate, os participantes discutiram os principais constrangimentos que enfrentam no mercado de trabalho, nomeadamente na contratação, captação e retenção de talento.

A sessão de apresentação das Redes Europeias foi considerada um sucesso pelos participantes, que destacaram a importância da informação disponibilizada e da oportunidade de partilha de experiências entre empresas.

Sobre as Redes Europeias

As Redes Europeias são um conjunto de instrumentos da Comissão Europeia que visam apoiar as empresas na sua internacionalização. As Redes Europeias oferecem uma vasta gama de serviços, como informação e consultoria, formação, organização de eventos e networking. As principais redes abordadas foram:

• Enterprise Europe Network: que visa ajudar as empresas portuguesas, particularmente as pequenas e médias empresas e startups, a tornarem-se mais inovadoras e competitivas em mercados internacionais, disponibilizando-lhes informação estratégica e serviços de apoio.
  • Rede EURES: rede de cooperação de serviços de emprego e outras organizações que visa facilitar a livre circulação e recrutamento de trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço.

Quer partilhar esta notícia?